Agência da ONU diz que êxodo de palestinianos seria catastrófico

"Espero que não haja êxodo regional de palestinianos", disse o Alto-Comissário, na sede da organização que dirige, em Genebra.

"Nunca devemos esquecer que dois terços da população de Gaza já são refugiados da primeira guerra israelo-árabe" de 1948-1949, acrescentou Grandi, referindo-se ao exílio dos palestinianos em 1948, quando cerca de 760.000 palestinianos fugiram ou foram expulsos das suas casas.

Israel respondeu militarmente aos ataques sangrentos e sem precedentes do grupo islamita Hamas no seu território, em 07 de outubro, a partir da Faixa de Gaza, que provocaram 1.200 mortos, principalmente civis, e mais de 240 reféns, segundo as autoridades.

Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, mais de 16 mil pessoas, a grande maioria delas mulheres, crianças e adolescentes, foram mortas na Faixa de Gaza pelos bombardeamentos israelitas.

A passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, é o único ponto de saída do território palestiniano que não é totalmente controlado por Israel.

De acordo com Grandi, um novo êxodo "representaria um fardo adicional para a população refugiada, para a população palestina e para a região".

Nesse sentido, assinalou que a prioridade é "um regresso à trégua, seguida de um cessar-fogo humanitário e de um fim ainda mais estável das hostilidades", com um reforço da assistência humanitária enviada para a Faixa de Gaza, que considera de momento "altamente insuficiente".

"É muito importante atender a este problema para evitar um êxodo que seria verdadeiramente catastrófico", insistiu

"Os palestinianos são as vítimas desta ação militar. Cerca de 16.000 pessoas morreram e é por isso que deve acabar o mais rapidamente possível. Penso que esse é o objetivo pelo qual todos devemos trabalhar", defendeu Grandi que também indicou que haverá uma sessão dedicada ao Médio Oriente durante o Fórum Global de Refugiados, que se realiza de 13 a 15 de dezembro em Genebra.

Organizado a cada quatro anos, o Fórum é o maior encontro internacional sobre o tema dos refugiados.

Leia Também: "Portugal segue UE sobre Palestina e posição não se alterou"

Procura educar-se financeiramente? A Poupança no Minuto pode ser a sua maior aliada

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário