AO MINUTO: Três mortos em ataque em Jerusalém; Trégua prolongada
- 30 de novembro, 2023
- International
- Por tempo
- views 15
Um ataque fez pelo menos três mortos em Jerusalém, numa altura de clima de tensão na Cisjordânia e em Jerusalém, paralelamente à guerra na Faixa de Gaza, onde foi acordada hoje o prolongamento da trégua por um sétimo dia.
Esta trégua, que entrou em vigor a 24 de novembro entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, foi prolongada pouco antes de terminar, informaram os dois lados do conflito.
Ao sétimo dia de trégua, espera-se que continuem as trocas de reféns. Até agora, o Hamas libertou 81 reféns - 61 israelitas e 20 estrangeiros - enquanto Israel entregou 180 palestinianos, todos mulheres e crianças.
O ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben-Gvir, visitou o local do tiroteio em Jerusalém, afirmando que o ataque é a prova de que o país só pode combater o Hamas "através da guerra".
"Este tipo de incidente prova mais uma vez o quanto não podemos mostrar fraqueza, o quanto temos que falar com o Hamas apenas através de intenções, apenas através da guerra", disse, citado pelo Times of Israel.
O governante defendeu, ainda, que este tiroteio demonstrou a necessidade de mais civis israelitas andarem armados.
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou que o atual cessar-fogo entre o Hamas e Israel está a "produzir resultados" e que os Estados Unidos esperam que se mantenha.
Blinken falava, esta manhã, num encontro com o presidente israelita, Isaac Herzog, em Telavive, no âmbito da sua terceira viagem à região desde os ataques de 7 de outubro.
"Na última semana, assistimos à evolução muito positiva dos reféns que regressam a casa e se reúnem com as suas famílias", afirmou, lembrando que "isso deve continuar hoje".
"O processo também permitiu aumentar a assistência humanitária a civis inocentes em Gaza, que dela necessitam desesperadamente. Este processo está a produzir resultados. É importante e esperamos que possa continuar", declarou.
Os reféns tailandeses libertados pelo Hamas chegaram já a Banguecoque, na companhia do ministro dos Negócios Estrangeiros.
O grupo de 17 pessoas tem agora uma viagem de cinco ou seis horas para regressar ao nordeste da Tailândia.
Segundo a Sky News, 23 tailandeses foram libertados de Gaza e acredita-se que nove permanecem em cativeiro.
Familiares dos refugiados esperam a sua chegada© Getty Images/LILLIAN SUWANRUMPHA
O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU alertou hoje para a situação sanitária na Faixa de Gaza, onde já se registaram surtos de hepatite e outras infeções.
As más condições de higiene e a sobrelotação dos abrigos da ONU, onde vivem cerca de 946 mil pessoas, aumentaram a incidência de doenças respiratórias e cutâneas, bem como de diarreia e piolhos, reconheceu o OCHA no relatório diário.
O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU alertou hoje para a situação sanitária na Faixa de Gaza, onde já se registaram surtos de hepatite e outras infeções.
Civis israelitas mataram o homem que protagonizou um tiroteio numa paragem de autocarro em Jerusalém, matando duas pessoas.
A vice-presidente de Jerusalém, Fleur Hassan-Nahoum , confirmou que três pessoas morreram na sequência do ataque, noticia a Sky News. Outras cinco estão internadas em estado grave no hospital.
É possível "que o número de mortos aumente", indicou
Não se sabe nada sobre os atiradores "mas provavelmente sabemos que são provenientes das células adormecidas que temos por aqui", disse Hassan-Nahoum.
Recorde-se que os dois terroristas chegaram ao local armados num veículo, dispararam contra civis na paragem de autocarros. "Foram neutralizados pelas forças de segurança e por um civil que se encontrava nas imediações", declarou um porta-voz da polícia.
Três pessoas morreram e oito pessoas ficaram feridas, cinco delas com gravidade, num ataque a tiro numa das estradas de acesso a Jerusalém, confirmaram os serviços de emergência de Israel.
O número inicial de vítimas dava conta de apenas uma morte mas a polícia israelita, avança a Sky, revelou que morreram mais duas pessoas.
Uma das vítimas é uma mulher de 24 anos, sendo que ainda não há informações sobre as restantes vítimas.
A trégua que entrou em vigor a 24 de novembro entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, foi prolongada hoje, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.
A trégua que entrou em vigor a 24 de novembro entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, foi prolongada hoje, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.
Bom dia. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina ocupada, em particular na Faixa de Gaza. Poderá recordar o acompanhamento de ontem na ligação abaixo:
Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.
Procura educar-se financeiramente? A Poupança no Minuto pode ser a sua maior aliada
Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!
Para ver... e apostar. Os jogos que vão marcar a semana
Fonte: Noticias Ao Minuto
0 Comentário(s) Comentar