AO MINUTO: Três mortos em ataque em Jerusalém; Trégua prolongada

 

Um ataque fez pelo menos três mortos em Jerusalém, numa altura de clima de tensão na Cisjordânia e em Jerusalém, paralelamente à guerra na Faixa de Gaza, onde foi acordada hoje o prolongamento da trégua por um sétimo dia.

Esta trégua, que entrou em vigor a 24 de novembro entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, foi prolongada pouco antes de terminar, informaram os dois lados do conflito.

Ao sétimo dia de trégua, espera-se que continuem as trocas de reféns. Até agora, o Hamas libertou 81 reféns - 61 israelitas e 20 estrangeiros - enquanto Israel entregou 180 palestinianos, todos mulheres e crianças.

O ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben-Gvir, visitou o local do tiroteio em Jerusalém, afirmando que o ataque é a prova de que o país só pode combater o Hamas "através da guerra".

"Este tipo de incidente prova mais uma vez o quanto não podemos mostrar fraqueza, o quanto temos que falar com o Hamas apenas através de intenções, apenas através da guerra", disse, citado pelo Times of Israel.

O governante defendeu, ainda, que este tiroteio demonstrou a necessidade de mais civis israelitas andarem armados.

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou que o atual cessar-fogo entre o Hamas e Israel está a "produzir resultados" e que os Estados Unidos esperam que se mantenha. 

Blinken falava, esta manhã, num encontro com o presidente israelita, Isaac Herzog, em Telavive, no âmbito da sua terceira viagem à região desde os ataques de 7 de outubro.

"Na última semana, assistimos à evolução muito positiva dos reféns que regressam a casa e se reúnem com as suas famílias", afirmou, lembrando que "isso deve continuar hoje".

"O processo também permitiu aumentar a assistência humanitária a civis inocentes em Gaza, que dela necessitam desesperadamente. Este processo está a produzir resultados. É importante e esperamos que possa continuar", declarou.

Os reféns tailandeses libertados pelo Hamas chegaram já a Banguecoque, na companhia do ministro dos Negócios Estrangeiros.

O grupo de 17 pessoas tem agora uma viagem de cinco ou seis horas para regressar ao nordeste da Tailândia.

Segundo a Sky News, 23 tailandeses foram libertados de Gaza e acredita-se que nove permanecem em cativeiro.

Notícias ao MinutoFamiliares dos refugiados esperam a sua chegada© Getty Images/LILLIAN SUWANRUMPHA  

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU alertou hoje para a situação sanitária na Faixa de Gaza, onde já se registaram surtos de hepatite e outras infeções.

As más condições de higiene e a sobrelotação dos abrigos da ONU, onde vivem cerca de 946 mil pessoas, aumentaram a incidência de doenças respiratórias e cutâneas, bem como de diarreia e piolhos, reconheceu o OCHA no relatório diário.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU alertou hoje para a situação sanitária na Faixa de Gaza, onde já se registaram surtos de hepatite e outras infeções.

Civis israelitas mataram o homem que protagonizou um tiroteio numa paragem de autocarro em Jerusalém, matando duas pessoas. 

A vice-presidente de Jerusalém, Fleur Hassan-Nahoum , confirmou que três pessoas morreram na sequência do ataque, noticia a Sky News. Outras cinco estão internadas em estado grave no hospital.

É possível "que o número de mortos aumente", indicou

Não se sabe nada sobre os atiradores "mas provavelmente sabemos que são provenientes das células adormecidas que temos por aqui", disse Hassan-Nahoum.

Recorde-se que os dois terroristas chegaram ao local armados num veículo, dispararam contra civis na paragem de autocarros. "Foram neutralizados pelas forças de segurança e por um civil que se encontrava nas imediações", declarou um porta-voz da polícia.

Três pessoas morreram e oito pessoas ficaram feridas, cinco delas com gravidade, num ataque a tiro numa das estradas de acesso a Jerusalém, confirmaram os serviços de emergência de Israel. 

O número inicial de vítimas dava conta de apenas uma morte mas a polícia israelita, avança a Sky, revelou que morreram mais duas pessoas.  
 
Uma das vítimas é uma mulher de 24 anos, sendo que ainda não há informações sobre as restantes vítimas. 

A trégua que entrou em vigor a 24 de novembro entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, foi prolongada hoje, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.
  

A trégua que entrou em vigor a 24 de novembro entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, foi prolongada hoje, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.

Bom dia. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina ocupada, em particular na Faixa de Gaza. Poderá recordar o acompanhamento de ontem na ligação abaixo:

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

 

Procura educar-se financeiramente? A Poupança no Minuto pode ser a sua maior aliada

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Para ver... e apostar. Os jogos que vão marcar a semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário