Arranca na segunda-feira vacinação contra a cólera

A cólera matou 20 pessoas em três meses no país. O Ministério da Saúde quer vacinar mais de 2.2 milhões de pessoas a partir de segunda-feira para reduzir os casos da doença.

Desde o ressurgimento dos casos da cólera no país, no passado mês de Outubro, contabilizam-se pelo menos 8 400 pessoas infectadas.

Com o aumento dos casos, as mortes causadas pela doença, que são pelo menos 20, começam a preocupar o sector da saúde. Cabo Delgado, Zambézia, Tete e Sofala são as províncias mais críticas.

“No ano passado nós tivemos um surto, que depois abrandou entre os meses de Julho e Setembro. A situação já tinha sido minimizada, mas em Outubro a doença recrudesceu e estamos neste momento a reportar mais casos de cólera, em seis províncias ”, disse Benigna Matsinhe, a directora nacional adjunta de Saúde Pública, ao esclarecer que o fecalismo a céu aberto e os problemas de saneamento do meio estão na origem deste novo surto.

“Temos grandes áreas do país onde o fecalismo a céu aberto é uma realidade e o acesso a água é insuficiente. Tudo aquilo que faz parte do saneamento dificiente do meio é um risco para a saúde, quer para a cólera e para outras doenças de origem hídrica”.

A vacinação contra a doença é a resposta que será dada pelo Ministério da Saúde. De 08 a 12 de Janeiro prevê-se vacinar mais de 2.2 milhões de pessoas em 09 distritos críticos, neste caso, na província de Cabo Delgado serão abrangidos os distritos de Chiúre e Montepuez, na Zambézia em Gilé, Gurué e Mocuba, Tete, em Moatize, Magué e Zumbo e em Sofala no distrito de Milange.

A vacinação vai decorrer nas unidades sanitárias, porta-a-porta, nos mercados e em locais com aglomerados. São mais de 7 mil técnicos de saúde preparados para a campanha.

A campanha de vacinação contra a cólera é destinada a pessoas com idade igual ou superior a 1 ano de vida.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário