Arrancam III Jornadas de Saúde da Região Norte na UniRovuma

Decorrem, desde esta quinta-feira, no campus da Universidade Rovuma (UniRovuma) -Extensão do Niassa, na cidade de Lichinga, as III Jornadas de Saúde da Região Norte.

Trata-se de um evento que visa promover a apresentação e discussão de resultados de investigação científica no domínio da saúde desta região do país.

Outro objectivo ligado ao evento é incentivar a utilização da evidência científica no processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisão na área de saúde ao nível da região.

Sob o lema “Promovendo a investigação científica com base nas prioridades de saúde pública emergentes e locais”, as jornadas têm uma duração de dois dias.

O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Saúde, em colaboração com os serviços e direcções provinciais de Saúde do Niassa, Cabo Delgado e Nampula, e com as instituições de Ensino Superior públicas que operam nas referidas províncias.

Entretanto, com vista a melhorar cada vez mais a qualidade dos resultados de pesquisa científica, cerca de 120 participantes das III Jornadas de Saúde da Região Norte (JSRN), que arrancaram esta quinta-feira, foram submetidos a treinos virados a várias componentes de investigação científica.

No total foram submetidos a 4 especialidades, nomeadamente Noções básicas para a elaboração de projectos de investigação científica, Escrita científica, Ética em pesquisa na área de saúde e Pesquisa avançada do Research4life_e_springer.

O chefe do Departamento de Formação em Saúde no Instituto Nacional de Saúde (INS), Nelson Tembe, que é, igualmente, um dos formadores, explicou que a capacitação foi pensada com o objectivo de capacitar os participantes em matérias de pesquisa em saúde pública para promover a qualidade das pesquisas da região.

“Os mini-cursos têm como objectivo estimular e promover a pesquisa científica sobre saúde pública na região Norte e no país, em geral, e melhorar a qualidade da pesquisa realizada neste ponto do país”, esclareceu.

Os participantes são, na sua maioria, oradores das sessões paralelas, que arrancaram na manhã de hoje.

Os formadores são profissionais do INS, na sua maioria pesquisadores na área de saúde. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário