Ataques terroristas condicionam missão da Comissão dos Direitos Humanos

Os ataques terroristas registados nos últimos dias nos distritos de Chiure e Metuge, em Cabo Delgado, condicionaram o trabalho de monitoria da comissão nacional dos direitos humanos á aquelas divisões administrativas.
Face a nova onda dos ataques terroristas, os trabalhos que seriam realizados esta sexta-feira nos dois distritos ora mencionados, foram cancelados, obrigando assim a comissão nacional dos direitos Humanos, a trabalhar apenas em Pemba, com as instituições que fazem o acompanhamento da situação das pessoas vítimas do terrorismo naquela província.
O presidente da comissão nacional dos direitos Humanos, Albachir Macassar, disse, em conferência de imprensa, que apesar do constrangimento, no encontro com as diversas instituições de Estado e não só, foi possível colher informações relevantes, que retratam a situação das vítimas do terrorismo.
Segundo Macassar, das informações colhidas, foi possível constatar que continuam se registando casos de violência física, sexual e psicológica á pessoas deslocadas, contudo muitos destes, não são reportados.
Constatou ainda que as instituições não possuem um plano de assistência as pessoas com deficiência, vítimas do terrorismo, nem mesmo um plano conjunto que vise combater a desinformação sobre a insegurança em Cabo Delgado. (RM)
Fonte: RM
0 Comentário(s) Comentar