Aumenta acesso e retenção da rapariga ao ensino

Aumentou o acesso e retenção da rapariga aos vários níveis de ensino no país. No sector da saúde reduziu o índice de mortalidade infantil. A informação foi avançada ontem pela ministra do gênero, criança e acção social por ocasião do lançamento das comemorações do mês da mulher.

A Cidade de Maputo acolheu as cerimónias de lançamento do mês da mulher, que culminará com o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher e o 7 de Abril Dia da Mulher Moçambicana. Falando da mulher moçambicana, há, na óptica do governo, avanços significativos no empoderamento e emancipação da mulher.

“Neste contexto, em 2023 registamos o aumento do acesso e retenção da rapariga nos vários níveis de ensino, com destaque para o ensino primário onde a taxa líquida de escolarização foi de 49,8%. Na saúde reduzimos os índices da mortalidade materno infantil, aumentamos as casa de mãe espera para as mulheres grávidas, realizamos 76,7% de partos institucionais, tivemos 97% de cobertura no rastreio do cancro do colo do útero, atingimos um milhão setenta e quatro mil e quinhentos e vinte e seis mulheres nas consultas de planeamento familiar”.

Ainda assim há desafios na inclusão financeira digital, reconhece a ministra do genero, mulher, criança e acção social.

“Na inclusão financeira digital, ainda temos desafios, pois, registamos baixos níveis na posse de telefone celular para mulheres e raparigas, apenas 46% contra 56% de homens. ” A representante da ONU Mulher em Moçambique Catherine Sozi garante a continuidade de apoio ao empoderamento da mulher, assim como a agenda 2030 das nações unidas.

Quanto à situação do drama dos deslocados internos em Cabo Delgado o sector diz estar a prestar assistência às famílias em parceria com organizações parceiras.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário