Aumenta nível de abate clandestino de aninais para venda nos mercados de Tete

As autoridades em Tete estão preocupadas com o recrudescimento de abate clandestino de animais para a venda nos mercados informais da cidade capital provincial, uma situação que põe em causa a saúde pública.

Os casos mais gritantes, vivem-se nos mercados Kwachena Kunhartanda, Canongola, Cambinde e zona militar, onde a carne destes animais, são vendidas ao público sem uma inspecção fitossanitária.

A situação pode agudizar-se face ao surto da tuberculose bovina que assola a república da Zâmbia, visto que nos últimos dias os vendedores, escalam os distritos da região fronteiriça, à procura de animais para a venda.

O governador de Tete, que visitou o mercado Kwachena Kunhartanda, manifestou-se preocupado com a proliferação de venda de carnes, bovina, caprina e suína, não inspeccionadas pelas autoridades de veterinária.

Domingos Viola, disse ser urgente uma solução junto dos vendedores.

Por seu turno, o chefe do bloco de venda de carnes no Mercado kwachena kunhartanda, reconheceu o perigo para a população, e pede ao governo a simplificação de taxas para o abate de animais, no matadouro industrial.

No mercado Kwachena Kunhartanda na cidade de Tete, mais de quatrocentos vendedores informais, exercem a actividade de venda de carne bovina, caprina e suína, não inspeccionada. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário