Aumenta número de pessoas que se dedicam a pesca no país

Subiu para mais de 397 mil, o número de pessoas que se dedica a pesca artesanal, em cerca de mil e seiscentos centros de pesca, no país.

Segundo os resultados do Censo da Pesca Artesanal e Aquacultura 2022, apresentados esta quarta-feira, em Maputo, os dados representam um crescimento de 12 e 0,9 por cento respectivamente, em relação a 2012, altura em que o sector empregava cerca de 352 mil pessoas, em mil e quinhentos centros de pesca.

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, MIMAIP, Lídia Cardoso, disse que o recenseamento de 2022 demonstra que a pesca está a impulsionar a economia nacional.

Ainda hoje, o MIMAIP procedeu ao lançamento do Projecto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal Resiliente, PROPEIXE, que visa melhorar a resiliência, rendimento e meios de subsistência de famílias de baixa renda envolvidas na pesca artesanal.

A Directora-geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura, Paula Afonso, disse que o PROPEIXE vai abranger 90 mil famílias dos distritos costeiros de cinco províncias do país.

O PROPEIXE, a ser implementado a partir deste semestre, está orçado em pouco mais de 63 milhões de dólares americanos, o equivalente a cerca de 4 mil milhões de meticais. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário