Aumento da insurgência em Cabo Delgado se deve à má assessoria do PR

Analistas defendem que o terrorismo está a ressurgir em Cabo Delgado porque o Presidente da República, Filipe Nyusi, está a ser mal assessorado. Por outro lado, entendem que o encerramento das multinacionais pode acabar com os ataques.

O artista e membro fundador do Movimento dos Artistas contra a pobreza, Naguib Abdula, esteve lado-a-lado com o comentador habitual ao sábado, António Marques, no Noite Informativa e o terrorismo era um dos principais temas de debate.

Naguib Abdula é do entendimento de que a existência de empresas multinacionais, como a Total, na província de Cabo Delgado, está por detrás do terrorismo. 

Para o comentador do Noite Informativa, a solução viável para reduzir os ataques passa por encerrá-las. 

“Toda a instabilidade que está haver em Cabo Delgado é por causa das multinacionais, por conta de interesses pessoais. Se eu fosse o Presidente da República nacionalizaria tudo e fechava. Se não tem lucro financeiro e social, é só fechar”, disse Naguib Abdula. 

Já para António Marques, a insurgência em Cabo Delgado agrava-se porque o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, está a ser mal assessorado. 

“O Presidente tem que ser abanado, com o devido respeito. Eu acho sinceramente que ele está mal rodeado, se não for isso, é que alguns dos assessores dele que saiam”, disse António Marques. 

Um posicionamento que é também partilhado por Naguib Abdula, que fala de má orientação por parte do partido político que é também dirigido pelo Chefe de Estado. 

“Para mim é má orientação. Dentro da luta armada sempre existiu o secretismo, e o problema de Cabo Delgado foi levado na linha do secretismo”. 

Os comentadores do programa Noite Informativa deste sábado, defendem, por outro lado, que deve haver conversações entre o Governo e os insurgentes, para pôr fim aos ataques. 

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário