Aurora Malene eleita presidente do Projecto de Restauração da Gorongosa

O Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG), é uma parceria publico-privada entre o governo de Moçambique e a Fundação Carr, sem fins lucrativos, dos EUA, liderada por um Comité de Supervisão.

Mohamed Harun e Greg Carr representam as partes do comité de supervisão.

O PRG gere o Parque Nacional da Gorongosa em colaboração com o Ministério da Terra e Ambiente e apoia os ministérios da Educação, Saúde e Agricultura, numa Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) que rodeia o Parque, cobrindo 600 mil hectares.

A ZDS abriga uma população de mais de duzentas mil pessoas.

O Comité de Supervisão aprovou a criação de um Conselho de Administração para acrescentar uma estrutura de governação ao GRP em rápida expansão.

O Conselho de Administração realizou a sua primeira reunião na última quarta-feira, 6 de Março de 2024, onde seis dos sete membros são moçambicanos, quatro dos quais são mulheres.

O Conselho seleccionou Aurora Malene como Presidente do PRG.

A impressionante carreira de Aurora abrange mais de 25 anos em finanças de desenvolvimento e bancos comerciais.

Ao longo da sua carreira, ocupou diversos cargos de presidente de conselhos e comités, priorizando valores ambientais, sociais e de boa governança e uma gestão eficaz de riscos.

Aurora demonstra um histórico de sucesso em gestão de projectos e captação de recursos.

Aurora possui um estrado em finanças de desenvolvimento pela Universidade de Stellenbosch e certificação em gestão de projectos pela Universidade da cidade do Cabo, na África do Sul.

A responsabilidade do conselho é garantir as melhores práticas do PRG em termos de emprego, qualidade de género, gestão ambiental, desenvolvimento comunitário e política financeira.

O conselho ratificará o orçamento anual e o plano de acção do PRG, desenvolvidos pela equipa de gestão sénior. No final do exercício financeiro, o conselho realizará uma análise abrangente dos resultados financeiros e outros documentos necessários, conforme exigido por lei, partilhando as suas conclusões com o Comité de Supervisão.

O relatório deste Conselho deverá ser disponibilizado a todas as partes interessadas do PRG.

Além de Aurora Malene, os demais membros do Conselho do PRG são:

Cláudia Sucá, directora nacional da ONG Flora & Fauna; Henrique Banze, administrador executivo da Fundação Joaquim Chissano; Mateus Mutemba, administrador executivo da Reserva de Karingani; Michelle Lawrence, ex-directora do sector de recursos e desenvolvimento comunitário; Miguel Chaves, administrador da Tensai indústria e administrador executivo da Inspired Orbit; Terezinha da Silva, activista social e pesquisadora com foco em direitos humanos.

O PRG protege um dos mais importantes reservatórios de biodiversidade do mundo, extremo sul do Grande Vale do Rift de África – do Rio Zambeze ao Rio Púngue, incluindo a Serra da Gorongosa e as margens leste e oeste do Rift.

Esta região, rica em biodiversidade, é um tesouro mundial. Beneficiará os humanos durante séculos e milénios vindouros. É uma fonte de desenvolvimento económico baseado na natureza para as comunidades que partilham o grande ecossistema do Parque e é um modelo para o desenvolvimento sustentável em África. (RM-Comunicado)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário