Autoridades israelitas exigem que Cruz Vermelha tenha acesso aos reféns

"Cada minuto de cativeiro põe em risco a vida" dos reféns, declarou o porta-voz do exército, Daniel Hagari, que instou a comunidade internacional a agir, enquanto defendeu que a Cruz Vermelha "deve ter acesso aos reféns".

"As organizações internacionais sabem qual é o seu mandato e também conhecem os factos: o Hamas está a impedi-las de fazer o seu trabalho", acrescentou.

Alvo de críticas em Israel, o CICV declarou à agência de notícia AFP, no final de novembro, que não sabia onde estavam os reféns e não poderia ter acesso a estes devido à falta de acordo com o Hamas e os seus aliados.

Hagari sublinhou que "138 reféns, crianças, mulheres e idosos estão nas mãos do Hamas há mais de 60 dias em condições brutais e desumanas, e alguns destes têm doenças crónicas".

Vários reféns sofreram ferimentos durante o sequestro de 07 de outubro, segundo o porta-voz, acrescentando que "alguns continuam feridos".

"Todos os dias, todos os minutos são críticos", insistiu.

Mais de 240 reféns israelitas e estrangeiros foram levados à força para a Faixa de Gaza por combatentes palestinianos que atacaram o sul de Israel em 07 de outubro, matando mais de 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo as autoridades israelitas.

O exército israelita respondeu imediatamente com intensos bombardeamentos à Faixa de Gaza e por operações terrestres a partir de 27 de outubro.

Uma semana de trégua no final de novembro permitiu a libertação de 105 reféns, incluindo 80 israelitas e pessoas com dupla cidadania trocados por 240 palestinianos detidos em prisões israelitas, no âmbito de um acordo celebrado entre Israel e o Hamas e sob a mediação do Qatar, Egito e Estados Unidos.

Os reféns e detidos palestinianos libertados foram confiados às equipas do CICV e transportados em veículos da organização.

O Hamas descartou agora qualquer nova libertação de reféns sem um cessar-fogo permanente.

"O exército israelita fará tudo ao seu alcance para resgatar nossos reféns e trazê-los para casa. Apelamos aos outros que façam o mesmo", disse Hagari.

Leia Também: AO MINUTO: Israel intensifica ataques; UE organiza voos humanitários

Transferência de crédito: Reduza a taxa de esforço ao transferir o seu crédito habitação!

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário