Azerbaijão convoca eleições presidenciais antecipadas para 7 de fevereiro

Ilham Aliyev, no poder desde 2003, ordenou que fosse "organizada uma eleição antecipada para a presidência do Azerbaijão", pedindo à Comissão Eleitoral "que garanta a realização do sufrágio em 07 de fevereiro de 2024", segundo o decreto.

As eleições estavam marcadas para 2025, mas o Presidente parece querer tirar partido da sua popularidade, que alcançou o ponto mais alto desde a ofensiva relâmpago em setembro contra os separatistas arménios e permitiu-lhe reconquistar o enclave de Nagorno-Karabakh em setembro.

Cerca de 75% dos azeris aprovam a forma como lidou com o conflito, de acordo com uma sondagem de opinião realizada pelo centro público de investigação social do país.

Quase toda a população de origem arménia de Nagorno-Karabakh, mais de 100.000 pessoas das 120.000 registadas, acabou por fugir para a Arménia.

Aliyev, de 61 anos e que sucedeu o seu pai Heydar Aliyev no controlo do Azerbaijão, governa com mão de ferro esta antiga república soviética rica em petróleo e reprime fortemente qualquer oposição.

O Presidente realizou uma mudança constitucional aprovada por referendo em 2009 que o autorizou a cumprir um número ilimitado de mandatos.

Uma nova mudança constitucional em 2016 estendeu o mandato presidencial para sete anos. No mesmo ano, nomeou sua mulher Mehriban Aliyeva como primeira vice-presidente do país.

Leia Também: Presidente do Azerbaijão garante que não quer invadir a Arména

Seguro de vida: Transfira o seu seguro de vida e assegure-se da poupança

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário