Banco de Moçambique reduz taxa de Juros da Política Monetária

O Banco de Moçambique reduziu a taxa de juros da Política Monetária, de 17,23 por cento para 16,50 por cento.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Maputo, em conferência de imprensa, pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, após concertações do Comité de Política Monetária.

Com esta decisão, Rogério Zandamela disse estarem criadas as condições para o início de um ciclo de redução gradual e paulatina das taxas de juro.

O Governador do Banco de Moçambique, justificou a decisão com o facto de se registar uma redução da inflação, esforço da consolidação fiscal, menor severidade dos eventos climáticos extremos e o fraco impacto dos conflitos geopolíticos sobre os preços das mercadorias no mercado internacional.

Rogério Zandamela referiu que esta decisão é sustentada pela consolidação das perspectivas de manutenção da inflação em um digito, num período de 24 a 36 meses.

O governador do Banco de Moçambique explicou que a inflação sobre o endividamento público interna mantém-se elevada.

O Governador do Banco de Moçambique, disse estar a usar todos os instrumentos ao seu dispor para assegurar que a taxa de câmbio, esteja baixa e estável para que a economia funcione com normalidade.

Zandamela acrescentou que dados os vários factores, não estão ainda criadas as condições para mexer com as reservas obrigatórias, salvo se as necessidades da economia o determinem. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário