Borrell critica Orbán por querer cortar apoio à Ucrânia

"Sei que [Viktor] Orbán está a viajar pelo mundo, visitou o Presidente Macron, foi à Argentina... . É algo que, certamente, vai ser discutido [na reunião de hoje], mas espero que [a Hungria] não quebre a unidade europeia, não é o momento de enfraquecer o nosso apoio à Ucrânia, é precisamente o contrário", disse Josep Borrell, à entrada para uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, em Bruxelas.

O chefe da diplomacia europeia lembrou que até hoje a UE disponibilizou "mais de 26 mil milhões de euros em apoio militar", ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP), para ajudar a Ucrânia a enfrentar a invasão russa.

E, ao contrário da opinião de uma parte dos Estados-membros, que defendem que o apoio devia ser feito bilateralmente, Josep Borrell advertiu que é necessário coordená-lo ao nível da UE.

A Rússia está a intensificar o número de ataques com 'drones' desde o início da invasão, em 24 de fevereiro de 2022, mas o chefe da diplomacia europeia contrapôs que Moscovo está com o maior número de baixas desde o princípio do conflito: "É o momento de pôr toda a nossa capacidade de apoio à Ucrânia".

Por isso, Borrell vai apresentar uma proposta de segurança para aumentar as capacidades do MEAP.

Leia Também: Diplomacia da UE reúne-se hoje receosa de quebra no apoio à Ucrânia

Crédito habitação: Poupe no seu crédito habitação com as melhores propostas

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Viajar no Natal? Ao abastecer na Galp poupa 30 cêntimos/litro em dezembro

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário