Brasil enviará ministro das Relações Exteriores à posse de Milei

A assessoria de comunicação da Presidência do Brasil confirmou à Lusa que Vieira irá a Buenos Aires em representação do chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os Presidentes brasileiros normalmente participam na posse dos chefes de Estado da Argentina, mas, neste caso, havia dúvidas porque Milei criticou abertamente Lula da Silva durante a campanha eleitoral, chamando-o de "corrupto" e "comunista" e também disse que não pretendia encontrar-se com o chefe de Estado brasileiro.

Porém, depois da eleição, a futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, visitou o Brasil e afirmou que a parceria entre os dois países vai continuar "o melhor e o mais rápido possível."

Após a divulgação dos resultados das eleições presidenciais na Argentina, Lula da Silva publicou uma mensagem nas redes sociais na qual, sem citar Milei, desejava sucesso ao futuro Governo.

"Desejo boa sorte e sucesso ao novo Governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil estará sempre à disposição para trabalhar ao lado dos nossos irmãos argentinos", escreveu o Presidente brasileiro na rede social X (antigo Twitter).

Após a vitória, Milei também tentou aliviar as críticas que fez anteriormente e enviou uma carta a Lula da Silva convidando-o para a sua tomada de posse. Na carta, o futuro governante argentino manifestou o desejo de "continuar compartilhando áreas de complementaridade, ao nível da integração física, do comércio e da presença internacional".

Lula da Silva mantém relações com o peronista Sergio Massa, candidato presidencial derrotado na Argentina por Milei, e com o Presidente cessante, Alberto Fernández.

A ausência do Presidente brasileiro na posse de Milei também é atribuída ao facto de o futuro governante argentino ter convidado para o mesmo evento o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, líder da extrema-direita e que está a ser investigado no processo que procura identificar os promotores da tentativa de golpe de Estado de 08 de janeiro no Brasil.

Bolsonaro já confirmou que irá à posse de Milei juntamente com uma comitiva de políticos brasileiros conservadores e da extrema-direita que o apoiam.

Leia Também: Argentina vive a tensa calma que antecede uma anunciada tempestade

Seguro de vida: Não está seguro da sua decisão? Transfira o seu seguro de vida e baixe a prestação

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário