Britânicos querem aproximação à UE, mas sem reabrir Brexit

O relatório "Para além do Brexit: perspetivas sobre as futuras relações entre o Reino Unido e a UE", do centro de estudos British Future, apresentado hoje em Londres, analisou as opiniões sobre as futuras relações entre o Reino Unido e a UE junto de 2.000 pessoas. 

Os autores descobriram que a maioria dos inquiridos é atualmente favorável a uma maior colaboração mais pragmática com Bruxelas em áreas de interesse mútuo, como segurança, comércio e ciência.

No entanto, dizem os autores, "há uma sensação de exaustão da população relativamente à questão do Brexit e a maioria das pessoas está desejosa de pôr para trás das costas as discórdias dos anos anteriores". 

"O público gostaria agora de um debate muito menos aceso sobre a futura relação do que nos anos que antecederam e se seguiram ao referendo", concluem. 

A maioria dos inquiridos (52%) esperava que o Reino Unido mantivesse uma relação mais estreita com a UE, 12% preferia uma relação mais distante, enquanto 27% está contente com a situação atual.

O apoio a uma relação mais estreita é mais forte entre os apoiantes do Partido Trabalhista (68%), na oposição, e os que votaram pela permanência na UE (81%). 

O estudo também questionou os britânicos sobre o que pensam sobre a saída da UE, e 49% dos inquiridos responderam que o Reino Unido fez mal, 36% consideram que fez bem, valores semelhantes a sondagens recentes. 

Embora a maioria daqueles que votaram pelo Brexit no referendo de 2016 continue a pensar que a saída da UE foi a decisão correta, 14% indicaram que foi errado.  

A percentagem é inferior (7%) à dos eleitores que votaram pela permanência na UE, mas que mudaram de ideias e agora acreditam que o Brexit foi a decisão correta para o Reino Unido.

"Se as pessoas são anti-Brexit ou pró-UE, penso que é mais o primeiro caso, penso que as pessoas sentem que o Brexit não lhes deu resposta", afirmou o coautor do estudo Jake Puddle durante a Conferência de Cidadãos da UE "Common Ground". 

Este analista da organização British Future disse acreditar que existe "espaço para novas narrativas sobre o que a UE pode oferecer ao Reino Unido e potencial para tentar desbloquear e mobilizar o apoio público a uma cooperação mais estreita".

Leia Também: Reino Unido deporta menos imigrantes mas recusa mais europeus

Dúvidas sobre créditos e/ou seguros? Alie-se à Poupança no Minuto e saiba a informação de que precisa

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário