Bruxelas quer melhorar apoio consular a cidadãos da UE em caso de crise

Quando se celebram 30 anos da cidadania europeia, Bruxelas propõe, nomeadamente, a atualização da diretiva sobre proteção consular, com a simplificação e melhor utilização da rede mundial da UE de representações diplomáticas para reforçar o apoio a cidadãos em caso de crise, quando o Estado-membro de que é nacional não está representado a nível diplomático.

Por outro lado, e segundo uma nota informativa hoje divulgada, o executivo comunitário quer ainda reforçar "as medidas de preparação e resposta a situações de crise, nomeadamente através da realização regular de exercícios consulares de crise e da preparação de planos consulares de crise, com uma avaliação de eventuais riscos e uma estimativa dos cidadãos da UE presentes em cada país".

A Comissão Europeia propõe também que o pessoal diplomático seja reforçado com "equipas conjuntas de peritos consulares".

O pacote legislativo inclui ainda novas orientações sobre o direito à livre circulação, um guia de boas práticas eleitorais para os cidadãos com deficiência, um compêndio de práticas de votação eletrónica, bem como um guia para a cidadania da UE.

Este ano celebra-se o 30.º aniversário da entrada em vigor do Tratado de Maastricht, que estabelece a cidadania europeia.

Leia Também: Comissão Europeia quer "início do fim dos combustíveis fósseis"

Consolidação de crédito: Porque mais é menos, poupe milhares de euros transformando os seus créditos num só

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário