Bruxelas quer regras comuns para criadores e lojas de animais

A proposta hoje avançada -- e que tem de ser aprovada pelo Conselho da UE e o Parlamento Europeu -- prevê ainda o reforço da rastreabilidade dos cães e dos gatos através do registo obrigatório nas bases de dados nacionais para combater o comércio ilegal de animais de companhia, incluindo 'online', e melhor controlar as condições de bem-estar dos animais nos estabelecimentos, segundo um comunicado do executivo comunitário.

As regras deverão ainda ser aplicadas a criadores/vendedores de países fora do bloco comunitário.

O executivo comunitário quer também melhorar as condições de transporte de animais, sem atualização há 20 anos, propondo, nomeadamente, a redução dos tempos de viagem e -- em trajetos de longo curso -- prever períodos de repouso, alimentação e abeberamento.

Bruxelas quer ainda aumentar e adaptar a cada espécie os espaços disponíveis para os animais e adaptar o transporte no caso de temperaturas extremas: de noite caso excedam os 30 graus e com os animais cobertos e a circulação de ar no compartimento controlada quando baixarem de -5 graus.

Segundo dados de Bruxelas, cerca de 44% dos agregados familiares na UE têm um animal de companhia, tendo o comércio de cães e gatos crescido consideravelmente nos últimos anos, com um valor anual de 1,3 mil milhões de euros.

No entanto, alerta a Comissão, as normas de bem-estar dos animais para a criação, detenção e venda profissionais de cães e gatos divergem muito entre os Estados-membros, lapso que quer agora resolver.

Além disso, o comércio ilegal de cães e gatos disparou, acelerado por um mercado em linha em crescimento, que representa atualmente 60% de todas as vendas de cães e gatos na UE.

Leia Também: Von der Leyen pede a Xi que aborde diferenças com "responsabilidade"

Consolidação de crédito: Perdido com vários créditos? Organize-os, juntando todos numa só prestação

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Viajar no Natal? Ao abastecer na Galp poupa 30 cêntimos/litro em dezembro

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário