Burkina Faso e Níger anunciam saída do G5 Sahel

As autoridades militares do Burkina Faso e do Níger anunciaram a sua saída, com efeitos imediatos, do grupo G5 Sahel, tal como fez o Mali em maio de 2022. Com a saída destes países, apenas o Chade e a Mauritânia continuam a pertencer à aliança.

Num comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial do Burkina Faso, os dois países afirmam que, após uma avaliação aprofundada, decidiram, na sua plena soberania, retirar-se de todos os órgãos e autoridades do G5 Sahel.

De acordo com o documento, os dois países entendem que esta organização caiu sob o controle de parceiros estrangeiros que trabalham para os seus próprios interesses e recordam que o Mali abandonou o grupo pelas mesmas razões.

Criado em 2014 com o Mali, a Mauritânia, o Chade, o Burkina Faso e o Níger, o G5 do Sahel é um grupo institucional de coordenação e acompanhamento da cooperação regional para as políticas de desenvolvimento e segurança, concretamente para a luta contra organizações ‘jihadistas’.

O Mali já tinha anunciado a sua saída da cooperação militar em maio do ano passado. Com a saída do Burkina Faso e do Níger, apenas o Chade e a Mauritânia continuam a pertencer à aliança, agora praticamente dissolvida.

Fonte:O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário