Cabo Delgado: 30% de deslocados recebem assistência nos centros de reassentamento

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirma que 30 por cento dos mais de um milhão de deslocados internos em Cabo Delgado por conta do terrorismo continuam a receber assistência nos centros de reassentamento.

Só nos distritos de Montepuez e Mueda estão em funcionamento 10 centros de reassentamento que acolhem mais de sessenta mil deslocados.

São famílias deslocadas que, actualmente, recebem assistência dos programas do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados financiados por diversos parceiros, entre os quais o governo do Japão.

Falando em entrevista à Rádio Moçambique, a Representante do ACNUR em Cabo Delgado, Lara Bomess, afirmou que no âmbito dos projectos, os beneficiários recebem para além de alimentação, formações para a geração de renda para a sua reinserção e autonomia para a sobrevivência.

Para além de assistência humanitária aos deslocados em Cabo Delgado, o ACNUR diz que foram abertas vias de acesso no âmbito da reconstrução da província.

Representante do ACNUR em Cabo Delgado, Lara Bomess, falando em entrevista a Radio Moçambique, inserida na visita que uma delegação japonesa efectua a Pemba para monitorar projectos e programas financiados pelo governo do Japão.

Aliás, o governo do Japão disponibilizou este ano 10 milhões de dólares para apoiar a reconstrução da província de Cabo Delgado, onde várias infra-estruturas foram destruídas nas incursões terroristas.

Refira-se que actualmente, as zonas outrora afectadas pelo terrorismo, são consideradas seguras, e por isso, de acordo com o Governo de Cabo Delgado, as populações continuam a regressar em massa para reiniciarem as suas vidas. (RM)

O conteúdo Cabo Delgado: 30% de deslocados recebem assistência nos centros de reassentamento aparece primeiro em Rádio Moçambique.

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário