Cabo Delgado conta com mais 220 Comunidades Livres do Fecalismo a Céu Aberto

Cabo Delgado, Moçambique - Pelo menos 220 comunidades pertencentes aos Distritos de Metuge, Ancuabe, Chiúre, Namuno, Balama e Montepeuz, foram declaradas livre do Fecalismo a Céu Aberto (LIFECA) em 2023, no âmbito do Programa Participação e Educação Comunitária (PEC).

Implementado pelo Governo da Província de Cabo Delgado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), financiado pelo United Nations Office for Project Services (UNOPS) e pelo German Development Bank (KFW), o programa tem como principal objectivo despertar as comunidades rurais sobre a necessidade de mudança de hábitos e comportamentos, adopção de boas práticas de higiene e saneamento e abandono da prática do fecalismo a céu aberto, por constituírem grandes riscos a saúde pública, e principalmente para a saúde das crianças que são mais vulneráveis.  

Por ser uma abordagem totalmente liderada pela própria comunidade, os membros destas 220 comunidades ficaram muito felizes por, de forma unida, atingirem o estatuto de Comunidade LIFECA. E agora que entendem a responsabilidade que têm para a manutenção do bem-estar de todos na comunidade, o seu desejo é continuar a adoptar bons hábitos de saneamento e higiene, esforçando-se para elevar o nível de saneamento nas suas comunidades, de forma a contribuir para o alcance de metas mais ambiciosas como por exemplo, tornarem-se Localidade ou Posto Administrativo LIFECA.

Fonte: UNICEF

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário