Cabo Delgado: Insurgentes incendeiam hospital, mercado e igreja católica de Mazeze

O grupo de insurgentes, que tem vindo a intensificar ataques no sul de Cabo Delgado, assaltou, na segunda-feira, 12, a sede do Posto administrativo de Mazeze, distrito de Chiúre, e destruiu infraestruturas importantes como o hospital e mercado.

No media source currently available

Autoridades e residentes contaram à VOA que os insurgentes também destruiraram com fogo a igreja, a casa do padre católico e casas precárias.

Mazeze, posto administrativo de Chiúre, de maioria cristã, fica próximo de Mecúfi e da capital da província moçambicana de Cabo Delgado, Pemba.

“Entraram quando eram cerca das 15:00 horas (segunda-feira), na sede de Mazeze. Não mataram ninguém”, visto que a população tinha fugido, disse um professor local, refugiado na sede distrital de Mecúfi.

O grupo, prosseguiu o professor, começou por vandalizar a torre de comunicação, antes de queimar o edifício da igreja católica e a casa do padre local, que já tinha fugido com a população.

Lugares mais seguros

Em declarações à VOA, o administrador de Chiúre, Oliveira Amimo, que confirmou o ataque a Mazeze, disse que o grupo já vinha a incendiar várias instalações cristãs, desde quarta-feira, sendo a igreja Católica a que tem mais edifícios destruídos.

“Na maior parte das aldeias por onde eles passaram a população foi fugindo, porque existe a comunicação de aldeia para aldeia, e sempre que eles atingiam uma aldeia, a população se afastava”, disse Amimo, realçando que neste momento a população procura lugares mais seguros.

Este ataque ocorreu cerca de cinco dias depois do grupo ter iniciado investidas contra aldeias remotas, incendiando casas e raptando pessoas.

As Forças de Defesa e Segurança ainda não se pronunciaram sobre a nova vaga de ataques.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário