Cabo Delgado: Mais de 800 pessoas fogem de ataques terroristas, OIM

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) diz que mais de 800 pessoas fugiram da violência armada em apenas cinco dias de ataques terroristas em Cabo Delgado.

A actualização da OIM, feita esta quinta-feira, indica que os mais de 800 deslocados foram mapeados nos distritos de Macomia, Mecúfi e Chiúre, sendo que foi neste último distrito onde se registou o mais recente ataque jihadista, com o assalto ao posto administrativo de Mazeze.

No media source currently available

Face ao cenário, a Embaixada da França em Maputo apela aos seus cidadãos a não viajarem para os distritos de Mocímboa da Praia e Palma, bem como à cidade de Pemba, “devido à ameaça terrorista’’.

A nota, de quarta-feira, refere que ‘’ devido à presença de uma ameaça terrorista e de rapto nas cidades de Mocímboa da Praia, Pemba e Palma, é fortemente recomendado não viajar para estas cidades, bem como viajar nas estradas que ligam estas localidades’’.

Para o analista político João Mosca, estes episódios, ao contrario do discurso oficial, mostram que ‘’a situação em Cabo Delgado está a piorar, e estamos numa situação em que a guerrilha está forte e adoptou algumas estratégias diferentes, que incluem a intensificação das ações e o reforço da capacidade de armamento”.

Logística robusta

Mosca avança que está mais do que entendido que a guerra de guerrilha muda de estratégia e de local, sublinhando que esta não se ganha no campo de batalha.

Por seu turno, o porta-voz da Renamo, José Manteigas, considera que a guerrilha se fortificou e há o risco de os ataques se alastrarem a todo o país, pelo que o Governo deve encontrar uma estratégia e uma logística robusta para as Forças de Defesa e Segurança.

Manteigas refere que, por mais bem treinadas que estejam, se as Forças de Defesa e Segurança não tiverem uma boa logística não vão puder cumprir a sua missão.

Mesmo assim, o ministro moçambicano da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, diz que tudo está a ser feito para erradicar o terrorismo em Cabo Delgado, e pede a colaboração dos cidadãos, particularmente dos jovens, porque, realça, juntos somos mais fortes.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário