Cabo Delgado: Primeira ronda de vacinação #ZeroDose

Cabo Delgado, Moçambique - Logo após o nascimento, a criança é administrada a vacina BCG e a vacina contra Pólio para ajudar a prevenir de doenças graves. Mas este não foi o caso da recém-nascida Zarina Ramadane, de apenas 3 semanas de vida.

Minga Amade, a mãe da Zarina, conta que fez o parto em casa e que depois não foi a uma unidade sanitária e a pequena Zarina não teve as suas primeiras vacinas. Graças aos activistas comunitários que passaram na sua comunidade informando sobre o início da primeira ronda de vacinação #ZeroDose para crianças menores de 5 anos, que perderam alguma (ou todas) vacinas, Minga decidiu levar a Zarina para apanhar as vacinas necessárias.

"O activista passou pela minha casa e falou sobre a importância de levar as crianças que ainda não apanharam vacinas para apanhar, e eu trouxe a Zarina agora para vacinar e deram-lhe 2 vacinas," contou Minga Amade.

O Ministério da Saúde, com apoio da Gavi, do UNICEF e seus parceiros, desenvolve acções para implementação do Plano de Recuperação e Fortalecimento da Imunização de Rotina com vista a melhoria dos indicadores da vacinação de rotina nas províncias de Niasssa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala.

"Agora já sei que mesmo que a criança nasça em casa, é preciso levar ao hospital para tomar as vacinas, vou controlar no cartão de vacinação da Zarina e vou trazer-lhe todos os meses para não perder mais outras vacinas," disse a mãe da bebé Zarina.

Fonte: UNICEF

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário