Carlos Paradona distinguido no Brasil

[imgep]

No próximo dia 29, quarta-feira, a Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos/Afrolic e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades – Nafricab/Ufes vão galardoar o escritor Carlos Paradona Rufino Roque, com o Troféu Afrolic 2023.

A cerimónia de premiação terá lugar no Campus Goiabeiras da Universidade Federal de Espírito Santo, na Cidade de Vitória, no Brasil, durante o IV Congresso Internacional da Afrolic, e “deve-se à contribuição da sua escrita no estabelecimento de caminhos literários entre Brasil e África”, segundo se lê numa nota de imprensa.

Para Carlos Paradona, “A atribuição do Troféu pela Afrolic significa um reconhecimento internacional do papel e do valor da literatura moçambicana no mundo e no Brasil em particular. Reflecte a vontade do reforço das relações culturais entre a República de Moçambique e a República Federativa do Brasil”, acrescentou Carlos Paradona: “Como escritor agraciado, sinto honra e privilégio de contribuir, com a minha escrita, para a divulgação e o reconhecimento internacional da literatura moçambicana no Brasil e no mundo”.

Carlos Paradona estreou-se na literatura em 1980, com a publicação dos seus primeiros poemas na página Diálogo, do extinto jornal Notícias da Beira. Publicou ainda poesia, contos e ensaios nas páginas Diálogo do Diário de Moçambique, Letras e Artes do Jornal Domingo, nas Revistas Tempo, Charrua, Forja e Eco ao longo das décadas de 80 e de 90.

Em 1991, publicou o livro de poemas A gestação do luar; os romances Tchanaze, a donzela de Sena (2009), obra vencedora do Prémio Internacional PEN Translate-2022 da Inglaterra; N’tsai Tchassassa, a virgem de missangas (2013); Carota N’tchakatcha, feitiços e mitos (2018) e Mueda, nos labirintos dos ritos de iniciação (2022).

O escritor Carlos Paradona Rufino Roque tem obras publicadas em Portugal e Espanha e consta numa antologia bilingue de contos de escritores da CPLP, editada em 2022, em Macau, China, e representa Moçambique, desde 2009, no Corpo de Jurado do Grande Prémio SONANGOL de Literatura, da República de Angola.

Fonte:O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário