CE apela contra discurso de ódio (e financia segurança com 30 milhões)

Na comunicação "Não há lugar para o ódio: uma Europa unida contra o ódio", hoje adotada, o executivo comunitário e alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell (que é também vice-presidente da Comissão) lançam "um apelo à ação para que todos os europeus se ergam contra o ódio e defendam a tolerância e o respeito".

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do executivo comunitário Margaritis Schinas anunciou uma verba de 30 milhões de euros para a proteção de pessoas e espaços públicos, tencionando Bruxelas lançar, ainda este ano, o convite para a apresentação de propostas no âmbito do Fundo para a Segurança Interna (FSI), com o foco nos locais de oração judaicos.

Por seu lado, a comissária europeia para a Justiça, Vera Jurova, salientou que o antissemitismo, mais do que o anti-islamismo - que também tem de ser contrariado -, está a alastrar na Europa, lembrando "os tempos mais negros" do nazismo.

O programa PROTECT será reforçado, no próximo ano, com uma verba de 30 milhões de euros destinado à proteção de espaços público e de oração de todas as confissões, incluindo uma parcela de cinco mil milhões de euros para responder às ameaças levantadas pelo crescente antissemitismo.

O executivo comunitário quer ainda reforçar, até fevereiro, o código sobre a luta contra os discursos ilegais de ódio em linha e a cooperação com organizações da sociedade civil, peritos, sinalizadores de confiança e autoridades públicas para detetar discursos de ódio em linha.

No início de 2024, Bruxelas tenciona ainda organizar uma conferência de alto nível contra o ódio.

O FSI, adotado em junho de 2021 durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, vigora até 2027, com um orçamento de 2,5 mil milhões de euros, tem como objetivo aumentar a segurança na UE, nomeadamente prevenindo e combatendo o terrorismo, a radicalização, a criminalidade grave e organizada e a cibercriminalidade, ajudando e protegendo as vítimas da criminalidade e preparando, protegendo e gerindo eficazmente incidentes, riscos e crises relacionados à segurança.

Leia Também: Von der Leyen espera cimeira "de escolhas" entre União Europeia e China

Crédito habitação: A melhor proposta é a que mais se adequa a si. Vamos descobrir qual?

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário