Centenas de mineiros bloqueados por colegas na África do Sul

Mineiros estão a bloquear mais de 400 colegas no interior de uma mina de ouro na África do Sul, no meio de tensões entre grupos e após o assassinato, esta semana, do investigador de um incidente anterior.

O bloqueio de 447 mineiros no subsolo ocorre desde o fim do turno da noite de quinta-feira, na mina de ouro de Springs, a leste de Joanesburgo, onde, em Outubro, ocorreu um incidente semelhante, com mais de 500 mineiros a terem sido impedidos de sair da mina durante quase três dias.

about:blank O responsável por questões jurídicas da mina, Ziyaad Hassam, denunciou uma "tomada de reféns", explicando que o actual protesto ocorre depois do assassinato, esta semana, de um homem que investigava o bloqueio de Outubro.

De acordo com a polícia, citada pela imprensa local, o homem, de 55 anos, foi baleado e morto dentro do seu carro na terça-feira.

A empresa admite que haja uma ligação do actual protesto com o assassinato do investigador e as medidas disciplinares tomadas após a mobilização de Outubro, que levou à demissão de 50 funcionários.

O Ministério de Minas manifestou preocupação com o recente aumento de protestos não autorizados e organizados de forma clandestina em minas do país.

"Isso representa sérios riscos em termos de saúde e segurança", disse à AFP o porta-voz do ministério, Makhosonke Buthelezi.

O sector mineiro emprega centenas de milhares de pessoas na África do Sul, país vizinho de Moçambique, rico em ouro, diamantes, carvão e outros minerais, e é o maior exportador mundial de platina. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário