Cerca de 46% dos moçambicanos sem acesso à energia eléctrica

Cerca de 46 por cento dos moçambicanos ainda vivem sem acesso à energia eléctrica. O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, desafia, por isso, o Fundo Nacional de Energia a desenvolver acções para garantir energia às pessoas sem depender da rede eléctrica nacional.

Adriano Maleiane conferiu posse, esta quarta-feira, à nova presidente do Conselho de Administração do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), Isália Munguambe Dimene.

A nova responsável é quadro do FUNAE há mais de 20 anos e vinha desempenhando as funções de administradora para o pelouro de projectos.

Durante a tomada de posse, Adriano Maleiane exigiu da nova titular que mobilize financiamento para energias limpas e, desta forma, ajudar no alcance da meta de acesso à energia para todos os moçambicanos até 2030.

“Até ao ano passado, 2023, os diversos programas e projectos de electrificação implementados pela rede eléctrica nacional e nos sistemas isolados permitiram que 54% da população moçambicana passasse a ter acesso à energia eléctrica”, recordou Maleiane. O primeiro-ministro disse, ainda, que “o nosso compromisso é levar energia cada vez mais aos moçambicanos, a fim de alcançarmos a meta de acesso universal à energia em 2030” e frisou que “as energias serão importantes para o alcance deste desiderato”.

Da nova presidente do FUNAE, o Governo exige, igualmente, “o cumprimento da inclusão de energias novas e renováveis na electrificação do país, conforme preconizado no Plano Quinquenal do Governo; foco no alcance das metas de electrificação das sedes dos poros administrativos, bem como na mobilização de financiamento para os projectos conducentes à meta da universalização do acesso à energia em 2030”.

Maleiane destacou o trabalho desenvolvido por Manuela Joaquim Rebelo, PCA cessante.

Entretanto, para fazer face às exigências colocadas, Isália Dimene afirma que o Fundo de Energia já trabalha em coordenação com o sector privado, tendo-o como actor-chave no uso e expansão dessas energias.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário