Chanceler alemão vai visitar a Jordânia e Israel no fim-de-semana

O chanceler alemão, Olaf Scholz, vai viajar no sábado para a Jordânia e no domingo irá deslocar-se a Israel, onde se reunirá com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para abordar a guerra na Faixa de Gaza.

O principal porta-voz do Governo alemão, Steffen Hebestreit, declarou, durante uma conferência de imprensa regular do Executivo, que Scholz será recebido na Jordânia pelo rei Abdullah II, com quem discutirá também a situação na Faixa de Gaza e no Médio Oriente de forma geral.

O chanceler alemão abordará especificamente a participação alemã na ponte aérea estabelecida a partir da Jordânia para lançar ajuda humanitária sobre Gaza, com recurso a dois aviões de transporte Hércules - cada um com capacidade para até 18 toneladas de carga.

Em princípio, a missão está prevista para começar nos próximos dias, segundo o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.

No domingo, Scholz vai deslocar-se a Israel, onde manterá reuniões com Netanyahu e também com o presidente israelita, Isaac Herzog. Até ao momento, não está previsto nenhum encontro com representantes da Autoridade Nacional Palestiniana.

Hebestreit observou que isso ocorre porque a visita "é muito curta".

O porta-voz alemão sublinhou que, durante a sua visita a Israel, Scholz defenderá que Alemanha está ao lado de Israel no seu direito de defesa, mas ao mesmo tempo, argumentará que deve ser permitido o envio de mais ajuda humanitária para Gaza.

Israel deve permitir o acesso ao porto de Ashdod, onde poderiam atracar mais navios do que num ancoradouro que está a ser construído para a chegada do barco da organização não-governamental (ONG) espanhola Open Arms, que é visto como um "projecto-piloto", sublinhou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Sebastian Fisher.

Hebestreit também observou que Scholz também irá reiterar a sua forte rejeição a uma operação militar terrestre em Rafah, no extremo sul da Faixa que faz fronteira com o Egipto, onde vivem 1,4 milhões de pessoas deslocadas.

Esta é a segunda viagem do chanceler alemão à região desde o ataque terrorista do grupo islamita palestiniano Hamas realizou contra Israel em 07 de Outubro, sublinhou Hebestreit. (RM-Angop)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário