China saúda "contribuições históricas" de Kissinger para as relações
- 30 de novembro, 2023
- International
- Por tempo
- views 14
Kissinger "apoiou o desenvolvimento das relações entre China e Estados Unidos durante muito tempo e visitou a China por mais de 100 vezes, fazendo contribuições históricas para promover a normalização" das relações entre os dois países, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Wang Wenbin.
"Durante toda a sua vida, Kissinger atribuiu grande importância às relações entre China e Estados Unidos e acreditou que estas eram vitais para a paz e prosperidade dos dois países e do mundo", acrescentou.
Conselheiro de segurança nacional e secretário de Estado dos presidentes norte-americanos Richard Nixon e Gerald Ford, entre 1969 e 1977, Kissinger desempenhou um papel fundamental no degelo gradual das relações entre Washington e a China, o que lhe valeu a alcunha de "velho amigo do povo chinês".
O Presidente chinês, Xi Jinping, que se encontrou com o antigo diplomata em Pequim em julho passado, enviou as suas condolências ao homólogo norte-americano, Joe Biden, de acordo com o porta-voz.
O primeiro-ministro Li Qiang e o ministro dos Negócios Estrangeiros Wang Yi também enviaram mensagens de condolências, segundo a mesma fonte.
"A China e os Estados Unidos devem herdar a visão estratégica, a coragem política e a sabedoria diplomática de Kissinger", afirmou Wang.
Os dois países devem "aderir ao respeito mútuo, à coexistência pacífica e à cooperação vantajosa para todos", sublinhou o porta-voz, apelando a um "consenso" entre as duas potências.
Leia Também: Kissinger, o controverso secretário de Estado dos EUA na Guerra Fria
Dúvidas sobre créditos e/ou seguros? Alie-se à Poupança no Minuto e saiba a informação de que precisa
Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!
Para ver... e apostar. Os jogos que vão marcar a semana
Fonte: Noticias Ao Minuto
0 Comentário(s) Comentar