Cimeira da UA: Lula da Silva abre portas em África

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, inicia esta sexta-feira uma visita à Etiópia, durante a qual discursará, no sábado, na sessão de abertura dos trabalhos da 37.ª Cimeira ordinária da União Africana (UA).

A presença de Lula da Silva na cimeira da UA visa vincar que o continente africano constitui uma prioridade do Brasil.

Proveniente do Egipto, onde foi recebido na quinta-feira pelo seu homólogo, Abdelfatah al-Sisi, Lula da Silva tem agendados, na capital etíope, encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmmoud Abbas.

No seu discurso na abertura dos trabalhos da cimeira da UA, Lula da Silva vai vincar as convergências que tem com o continente africano, esplanadas também nas prioridades da presidência brasileira no G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo e em que a organização continental foi admitida como membro.

As prioridades da presidência brasileira para o seu mandato à frente do G20 são o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global, nomeadamente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, algo que tem vindo a ser defendido por Lula da Silva desde que tomou posse como presidente do Brasil, denunciando o défice de representatividade e legitimidade das principais organizações internacionais.

Nestas duas reuniões bilaterais, o conflito em Gaza estará em cima da mesa, sendo que Lula voltará a reforçar o apelo ao fim das hostilidades, à imediata libertação dos reféns por parte do Hamas e ainda a defesa de um Estado palestiniano economicamente viável. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário