CIP alerta para clarificação das competências dos tribunais judiciais de distrito

O Centro de Integridade Pública-CIP alerta que, a bem da democracia, devem ser clarificadas as competências dos Tribunais Judiciais de Distrito no Contecioso Eleitoral.

O CIP entende que as diferentes interpretações da Lei Eleitoral, quanto às competências dos Tribunais Judiciais, criam problemas e chegam a tirar credibilidade aos processos eleitorais.

O pesquisador do CIP, Ivan Mausse, recorda que em matéria de Contecioso Eleitoral, os Tribunais Judiciais de Distrito são órgãos de primeira instância.

O Centro de Integridade Pública promoveu, esta terça-feira, em Maputo, um debate sobre a Revsisão da Lei Eleitoral: Oportunidade para Definição clara das Competências dos Tribunais no Contecioso Eleitoral.

O pesquisador do CIP disse esperar que o Parlamento possa clarificar as competências dos tribunais judiciais durante o debate do pacote eleitoral, agendado para a nona sessão ordinária, que arranca já na quinta-feira.

Já a Juíza-Conselheira do Tribunal Supremo, Sandra Machatane, diz não fazer sentido que perante uma irregularidade, os tribunais judiciais não possam decidir sobre algum contecioso eleitoral.

O debate sobre  a revisão da Lei Eleitoral contou com a presença de representantes  de partidos parlamentares e extraparlamentares, e de instituições de soberania, com destaque para Assembleia da República e o Tribunal Supremo. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário