Comboio de passageiros entre Beira-Machipanda retoma 30 anos depois

Retoma, esta terça-feira, o transporte ferroviário de passageiros entre Beira e a zona fronteiriça de Machipanda, na província de Sofala. Esta retoma acontece 11 dias depois de o Presidente da República ter lançado a reintrodução do comboio e ter prometido ligar, por esta via, Moçambique e Zimbabwe.

Numa extensão de 317 quilômetros, a linha de Machipanda é de extrema importância para o corredor da Beira, tomando em conta que as exportações e importações, neste momento são asseguradas por via de portos e outros corredores.

A introdução do comboio de passageiros ligando Beira e Machipanda já tinha sido lançada pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, e o seu homólogo zimbabweano Emmerson Mnangagwa. 

Há quase 30 anos que não havia comboio de transporte de passageiros na rota Beira a Machipanda, depois da interrupção em 1997, devido a degradação da linha férrea.

Em 2020, iniciou a reabilitação da via, num investimento de 200 milhões de dólares.

De acordo com este Comunicado do Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique o Comboio de passageiros nesta linha irá circular duas vezes por semana e paralelamente a este comboio circulará, igualmente, uma automotora entre as cidades da Beira e Chimoio. 

Outra novidade dos Caminhos de Ferro de Moçambique é a introdução a partir do dia 10 deste mês do terceiro comboio entre Beira e Moatize.

Fonte:O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário