Congresso Nacional Africano suspende antigo presidente Jacob Zuma

O Congresso Nacional Africano suspendeu, esta segunda-feira, o antigo presidente sul-africano, Jacob Zuma, do partido.

A confirmação foi dada pelo Secretário-Geral do ANC, Fikile Mbalula,depois da reunião do Comité Nacional Executivo do partido..

Mbalula disse que a suspensão segue-se ao anunciou feito pelo próprio Jacob Zuma, a dezasseis de Dezembro último, segundo o qual, nas próxima eleições, não vai apoiar o ANC, mas sim o recém criado partido Umkhoto Wesizwe.

O Comité Nacional Executivo entende que o seu antigo Presidente violou os estatutos do partido, daí ter decidido suspendê-lo.

Por outro lado, o ANC diz estar a observar o cometimento de Zuma para com o novo Partido. Aliás, no último fim-de-semana o  antigo presidente fez campanha pelo novo partido na zona de Kwaximba, em Durban, onde disse que o Umkhonto Wesizwe almeja obter dois terços nas eleições deste ano.

O Secretário-geral do ANC entende que este engajamento significa que Jacob Zuma abandonou o Partido que liderou ente 2009 e 2018.

No entando, publicamente, Zuma diz que ainda é membro do ANC, só que não se identifica com a actual liderança.

Mbalula disse ainda que desde o Congresso de 2022, o ANC tentou, sem sucesso, ouvir as inquietações de Jacob Zuma, que insistentemente tem dito que não se identifica com o Congresso Nacional Africano liderado por Cyril Ramaphosa.

Mbalula classifica a atitude de Zuma como de um contra-revolucionário.

O secretario-Geral do ANC diz que a expulsão será o último recurso, sendo que o partido vai seguir todos os procedimentos.

Num outro desenvolvimento, o ANC critica o uso do nome Umkhoto Wesize, para designar a  nova formação politica, sublinhando que o mesmo visa desvirtuar a historia do Congresso Nacional Africano  e da África do Sul.

Reza a historia que o Umkhoto Wesizwe  era o braço armado do Congresso Nacional Africano, criado em 1961, pelo ANC e Partido Comunista Sul-Africano, como reposta á opressão politica, social e econômica movida contra a população negra pelo regime do Apartheid.

É nesta base que o ANC diz que recorreu á justiça eleitoral para impedir o registo de  Umkhoto Wesizwe como partido partido politico.

Por outro lado, o Congresso Nacional Africano apela os sul-africanos a rejeitarem o projecto  que Jacob Zuma apresenta, através do novo partido Umkhoto Wesizwe. (RM Pretória)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário