COP28: Nações Unidas criticam governos pela falta de compromissos

O director do Programa da ONU para o Clima, criticou hoje os países que estão a negociar na COP28, no Dubai, acusando-os de manterem as mesmas posições seis dias antes do final da cimeira.

"Temos um texto de partida em cima da mesa, mas é um 'monte' de desejos cheia de posturas", lamentou Stimon Stiell em conferência de imprensa.

"É imperativo separar o 'trigo do joio'. Se queremos salvar vidas e manter o objectivo de 1,5°C, os objectivos mais ambiciosos da COP devem permanecer no centro do debate", sublinhou.

"No final da próxima semana, a COP deve apresentar um 'comboio de alta velocidade' para acelerar a acção climática. Tudo o que temos hoje é uma velha locomotiva a andar sobre carris gastos", prosseguiu o secretário executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

O organismo é central para o processo de negociação na COP28, presidida pelos Emirados Árabes Unidos.

"As ferramentas estão sobre a mesa. As tecnologias e as soluções existem. Esta é a altura para os governos e os negociadores as utilizarem", sublinhou.

A COP28, que começou na quinta-feira passada, arrancou com vários compromissos não vinculativos dos governos sobre os aspectos da transição energética, mas o verdadeiro objectivo da conferência é chegar a um texto legal e juridicamente vinculativo. 

Hoje, véspera de um dia de pausa, o projeto de acordo sobre o qual os negociadores estão a discutir enumerou posições muito divergentes com "opções" em vários artigos, sem qualquer progresso no sentido de um compromisso.

A 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que começou na quinta-feira, reúne os representantes de quase todos países do mundo no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até 12 de Dezembro, para debater estratégias de adaptação e mitigação, apoios financeiros, e fazer um balanço de oito anos de acção climática. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário