Dividendo da Grindrod dispara após bom crescimento nos volumes do porto de Maputo

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou 16%, para R2,51 bilhões, enquanto o lucro principal aumentou 29%, para R1,36 bilhão, mostraram ontem os resultados anuais do ano até 31 de dezembro.

A Cratos Asset Management (@CratosAM) disse na plataforma de mídia social X: “Portos e Terminais, que representaram 56% do lucro, aumentaram a receita em 19% e o lucro em 14%, enquanto a Logística, que representa 44% do lucro, obteve receita crescer 14% e lucrar 2%.”

O analista de mercado Marco Olevano (@MarcoOlevano) disse no X: “Esses resultados colocam a Grindrod em um PE de cerca de 8,4x com um rendimento de dividendos a preços atuais de 5,6%.. Não é caro de forma alguma. Deveria ter pernas para subir mais alto, ST alvo R14.00.”

Também no X, GenZInvestor (@GenZInvestor4) listou Grindrod no topo de suas cinco ações JSE mais subvalorizadas.

O preço das ações da Grindrod foi negociado ontem em queda de 0,78%, a R12,75. O valor patrimonial líquido contabilístico por acção aumentou para 1 368 cêntimos (1 211 cêntimos), o que significa que o preço das acções está a ser negociado próximo das percepções da gestão da Grindrod sobre o valor contabilístico.

Os lucros do segmento Portuário e Terminais do grupo cresceram 35% depois que o porto de Maputo atingiu volumes recordes de 12,6 milhões de toneladas, um aumento de 28% em relação ao período anterior.

O crescimento do volume deveu-se à forte demanda por exportações em volume de cromo e ferrocromo e a um aumento de 8% nos volumes ferroviários transportados.

O porto concluiu com sucesso a prorrogação da concessão por mais 25 anos, até 2058, com o Poder Concedente.

Os terminais de granéis sólidos da Grindrod em Moçambique movimentaram um recorde de 12,9 milhões de toneladas, um aumento de 14%. A primeira fase da modernização do terminal de exportação de granéis sólidos da Matola estava a progredir bem.

A correia transportadora que liga a instalação de granel seco Navitrade da Grindrod em Richards Bay foi comissionada.

O segmento de Logística da Grindrod apresentou resultados fortes apesar dos mercados de fretamento moderados no negócio de frete marítimo. Excluindo o impacto disto e a venda de 51% do negócio de depósito de contentores, este segmento aumentou os seus lucros em 12% em relação ao ano anterior.

Os ganhos principais das empresas de agenciamento de navios e de compensação e expedição cresceram 49% em relação ao ano anterior.

A taxa de implantação de locomotivas da Grindrod fechou forte em 70%. A solução de corredor multimodal eSwatini, em colaboração com eSwatini Rail, CFM e Grindrod, continuou a ter um bom desempenho; o volume cresceu 40% nesta rota.

Os resultados incluíram perdas de valor justo de R255,7 milhões na carteira de private equity, incluindo redução ao valor recuperável total do investimento de financiamento de ativos. Além disso, foram registadas provisões líquidas e perdas de justo valor de R77,9 milhões relativas aos empréstimos imobiliários da Costa Norte de KwaZulu-Natal.

A nível de lucro comercial, antes dos ajustes, o segmento de Portos e Terminais contribuiu com R1,34 mil milhões (R1,04 mil milhões), Logística com R1,17 mil milhões (R1,25 mil milhões), enquanto o segmento do Grupo, que incluiu fundos da venda do Grindrod Bank em 2022 , gerou lucro comercial de R3,39 bilhões (perda de R109,31).

O lucro comercial do segmento de combustíveis marítimos caiu mais da metade para R47 milhões, de R102 milhões, enquanto o prejuízo comercial de capital privado e propriedade foi relatado em R364,53 milhões contra R359,73 milhões no ano anterior.

Fonte: Mais África

 

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário