Doença estranha mata mais de 900 bovinos

 

UMA doença estranha e desconhecida pelos criadores e autoridades veterinárias, na província de Manica, matou, em Dezembro último, mais de 900 cabeças de gado bovino, nos distritos de Manica, Sussundenga e Báruè.

Os criadores estão preocupados e esperam uma resposta urgente por parte da investigação e das autoridades veterinárias para evitar novas perdas.

Fernando Cupenha, um dos criadores do povoado de Manhene, no distrito de Manica, uma das regiões mais afectadas pelo surto, lamenta a situação e pede celeridade das autoridades veterinárias, no diagnóstico da doença para que se encontre o antídoto.  

Disse que esta se caracteriza, principalmente, pela falta de apetite e perda de força dos animais, o que está a concorrer para a redução do efectivo bovino e poderá comprometer a segurança alimentar, uma vez que estão a perder os meios para a lavoura dos campos. 

“As cabeças de gado constituem uma fonte de riqueza para as famílias na província, porque é através delas que se lavra a terra, se transporta pessoas e bens, além de serem comercializadas, quando necessário, para suprir necessidades”, disse.

Luís Sabonete, de Messica, afirmou que os técnicos do Serviço Provincial de Pecuária e Actividades Económicas (SPPAE) fizeram a colheita de amostras de sangue dos animais enfermos para a análise laboratorial, mas ainda não houve um “feedback”.

Leia mais…

Fonte: Jornal Notícias

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário