Encerrada investigação sobre explosões nos gasodutos Nord Stream

A procuradoria da Suécia decidiu hoje encerrar a investigação sobre as explosões, em 2022, nos gasodutos Nord Stream, que foram construídos para transportar gás natural russo para a Alemanha, porque a jurisdição sueca não se aplicaria nesse caso.

Num comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto, a procuradoria afirmou que a investigação foi sistemática e completa.

Anteriormente, a Embaixada da Rússia em Estocolmo afirmou que a Suécia não conseguiu identificar os autores dos ataques aos gasodutos durante o ano passado, o que demonstrou a incompetência das autoridades suecas.

Os gasodutos Nord Stream, construídos para transportar gás sob o mar Báltico da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões em Setembro de 2022. A agência de operação do Nord Stream disse que os danos não tinham precedentes e era impossível estimar o prazo para as reparações.

Os ataques ocorreram quando a Europa estava a afastar-se das fontes de energia russas, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, contribuindo para as tensões que se seguiram ao início da guerra no território ucraniano em Fevereiro de 2022.

A Suécia, bem como a Dinamarca, Alemanha e Noruega, iniciou investigações sobre as explosões, mas excluiu a Rússia do processo, o que levou Moscovo a lançar a sua própria investigação. As autoridades russas caracterizaram os ataques como terrorismo internacional.

A investigação da Suécia foi apenas uma das três sobre as explosões.

A procuradoria sueca sublinhou que a investigação alemã continua e devido ao sigilo que prevalece na cooperação jurídica internacional, não poderia comentar mais sobre a cooperação que aconteceu entre os países.

O procurador sueco destacou “a boa cooperação” com a Dinamarca e a Alemanha, países com os quais partilharam “continuamente informações e relatórios de situação”.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário