Estados Unidos planeiam aumentar investimentos no Corredor do Lobito

Os Estados Unidos vão aumentar os seus investimentos no corredor do Lobito, incluindo uma ligação para a Zâmbia, disse o enviado americano para infraestruturas e energia, Amos Hochstein.

No media source currently available


Falando na Zâmbia, Hochstein recordou que os Estados Unidos acordaram em financiar em 250 milhões de dólares a primeira fase de reabilitação e modernização do Corredor do Lobito e acrescentou: “Espero conceder recursos adicionais nos mesmos parâmetros para a segunda fase.”.

A primeira fase que os Estados Unidos se comprometeram a financiar com 250 milhões de dólares envolve a melhoria da linha de caminhos-de-ferro já existente. A segunda fase abrange a construção de uma nova linha de caminhos-de-ferro através da Zâmbia, cujos custos estão avaliados em vários milhares de milhões de dólares.

Em 2022 um consórcio formado pela companhia multinacional Trafigura, a portuguesa Mota Engil e a Vecturis da Bélgica receberam a concessão de 30 anos para administrarem o Corredor do Lobito.

O consórcio planeia gastar 455 milhões de dólares em Angola e 100 milhões na Republica Democrática do Congo em equipamento, operações e infraestruturas. Mais fundos serão requeridos para prolongar a linha na Zâmbia, na segunda fase do projecto.

No media source currently available


Hochstein disse que os Estados Unidos e os seus parceiros mobilizaram um total de cerca de mil milhões de dólares para expandir o corredor do Lobito, construindo uma nova linha férrea de 800 quilómetros para ligar a Zâmbia à rede.

“Com a Corporação para Financiamento de África (AFC) planeamos iniciar a construção em 2026 e ter uma linha de caminhos-de-ferro operacional entre o leste de Angola através do Noroeste da Zâmbia em 2028”, acrescentou o enviado americano para infraestruturas e energia.

Hochstein saudou o anúncio feito na quarta-feira de que companhias mineiras tinham assinado acordos para usar a linha para a exportação de cobre da Republica Democrática do Congo.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário