Estudo ambiental para electrificação do Leste da Huíla inicia em Março

Um estudo de impacto ambiental associado ao projecto do Governo de Angola de electrificar os municípios da Jamba, Cuvango e Chipindo, na província da Huíla, será feito a partir do próximo mês pela empresa Geolab Engenharia e Consultoria.

O estudo, a ser desenvolvido em  parceria com as empresas SRK Consulting (África do Sul) Pty Ltd, vai obedecer a duas fases com duração de nove meses, sendo uma de seis e a outra de três meses, segundo a directora-geral da Geolab Engenharia e Consultoria, Sara Pizarra.

Em declarações à imprensa, por ocasião de um encontro com as autoridades administrativas do município da Jamba, que serviu para apresentar o referido projecto, a fonte disse que nas  próximas duas/três semanas darão início aos trabalhos de campo, com contactos com as comunidades, para identificar os impactos e optimizar o projecto.

Afirmou que em cada  um dos municípios abrangidos será montada uma subestação eléctrica, para transportar a energia eléctrica da linha que sai da barragem do Gove, num projecto de três anos de execução.

Por sua vez, o administrador municipal adjunto para a Área Técnica e Infra-estrutura da Jamba, António Bernardo Cahala, sublinhou que o programa vai impulsionar o sector industrial da região, que enfrenta dificuldades por causa da falta de energia eléctrica.

“Estamos a referirmo-nos ao sector mineiro, que está com um arranque tímido por falta de energia e que precisa desse produto para poder executar as suas actividades”, salientou.

A construção da linha de transporte de energia eléctrica de 220 Kilovolt  (kV) Gove/Chipindo/Cuvango/Jamba, com uma extensão de 175 quilómetros, e suas respectivas subestações, referente ao projecto mineiro de Cassinga, está avaliado  em  196 milhões de euros a serem desembolsados pelo Executivo angolano, tendo a verba sido já autorizada pelo Presidente da República, João Lourenço, em 2023. (RM-Angop)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário