EUA disponibilizam USD um milhão para projecto de biodiversidade

Um milhão de dólares é o valor disponibilizado, este ano, pelo Governo americano, por intermédio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), para o projecto de biodiversidade no Cuando Cubango.

A informação foi prestada à imprensa, esta quarta-feira, em Menongue, pelo representante da ONG Development Worksho (DW) no Huambo, Amílcar Salumbo, no final de um seminário que serviu como lançamento do projecto Ecossistemas, Comunidades e Clima – Cubango/Okavango (ECCO), da USAID.

A fonte disse que o valor vai beneficiar 20 comunidades dos municípios de Menongue e do Cuchi, 10 cada, num projecto a ser executado em cinco anos, em estreita colaboração com o Governo do Cuando Cubango.

Explicou que o projecto vai incidir no sector da água, para envolver as comunidades na gestão das infra-estruturas existentes e reabilitados pelas respectivas administrações municipais, daí a necessidade de se trabalhar na organização e capacitação da população.

Segundo o responsável, a iniciativa tem como objectivo apoiar as comunidades do alto Cubango/Okavango, para melhorar, de forma sustentável os recursos naturais vitai, os seus meios de subsistência e o bem-estar.

Informou que visa apoiar os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional através do apoio de cooperativas de pesca, agricultura e silvicultura e da criação de oportunidades de capacitação de mulheres, jovens e outras pessoas vulneráveis.

Disse estarem já preparadas todas as condições para começar se iniciciar com a sensibilização das comunidades, a constituição dos grupos de coordenação da água e a  formação de técnicos das administrações municipais.

Amílcar Salumbo frisou que o Governo dos Estados Unidos da América continua a apoiar os esforços do Governo angolano no sentido de melhorar as condições de vida das comunidades, proteger os ecossistemas regionalmente significativos e globalmente únicos, para mitigar as alterações climáticas.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional tem representações nas províncias de Cabinda, Luanda, Cunene, Bengo, Cuanza-Sul, Humano, Bié e Huíla. (RM-Angop)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário