EUA vetaram resolução da ONU que pede um no cessar-fogo em Gaza

Os Estados Unidos da América vetaram um projecto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que exigia um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza. O veto dos Estados Unidos está a ser criticado pelos manifestantes pró-palestina.

Os Estados Unidos da América vetaram esta sexta-feira pela 35.ª vez, desde 1970, uma resolução sobre a questão israelo-palestiniana (de um total de 39). Desta vez, a resolução exigia um cessar-fogo na faixa de Gaza.

A resolução, da autoria dos Emirados Árabes Unidos, foi apoiada por quase uma centena de Estados-membros das Nações Unidas. No conselho de Segurança, a proposta teve 13 votos a favor e uma abstenção do Reino Unido.

Os Estados Unidos da América justificam o veto dizendo que não apoiam uma resolução que apela a um cessar-fogo insustentável, que simplesmente plantará as sementes da próxima guerra.

Robert Wood, vice-embaixador norte-americano na ONU, acrescentou que a resolução não apresenta uma condenação específica aos ataques de 07 de Outubro perpetrados pelo Hamas.

Wood disse ainda que o projecto era precipitado, desequilibrado e divorciado da realidade, e criticou o facto de as recomendações norte-americanas terem sido ignoradas durante o processo de consultas.

A opinião dos Estados Unidos foi também reforçada pelo Reino Unido.

“Não podemos votar a favor de uma resolução que não condene as atrocidades cometidas pelo Hamas contra civis israelitas inocentes no dia 07 de outubro. Apelar a um cessar-fogo ignora o facto de o Hamas ter cometido actos de terror e ainda manter civis como reféns”, argumentou Barbara Woodward

Dezenas de manifestantes pró-Palestina protestaram esta sexta-feira em frente à sede da ONU, em Nova Iorque, “indignados” com o veto norte-americano à resolução que exigia um cessar-fogo em Gaza.

Fonte:O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário