Ex-presidente da Zâmbia pede eleições antecipadas

O ex-presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, pediu aos cidadãos para que exijam a realização de eleições antecipadas, alegando que o seu sucessor, Hakainde Hichilema está a gerir mal a economia do país.

Edgar Lungu também critica também  o actual Presidente do país pela forma como lidou com o surto de cólera, que matou cerca de 600 pessoas desde Outubro passado.

Lungu enfatizou a necessidade de os zambianos exercerem pressão sobre o Presidente Hichilema, afirmando que eleições antecipadas são “imperativas”. 

Em reacção às declarações de Lungu, o porta-voz do governo, Cornelius Mweetwa, rejeitou as acusações, instando os zambianos a darem ao presidente tempo suficiente para cumprir as suas promessas de campanha. Mweetwa também acusou o ex-presidente de prejudicar a economia do país durante o seu mandato de seis anos.

De acordo com a imprensa internacional, Lungu, que anunciou o seu regresso político em Outubro, enfrentou a consequência de o governo retirar os seus benefícios de reforma. 

Depois de se ter retirado da política em 2021, após uma derrota significativa nas eleições presidenciais, o regresso de Lungu prepara o terreno para uma corrida presidencial potencialmente controversa em 2026.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário