Extremistas sequestraram 287 crianças em uma escola no norte da Nigeria
- 8 de março, 2024
- International
- Por tempo
- views 16
Um grupo de extremistas sequestrou em uma escola primária na Nigéria, 287 crianças na manhã desta quinta-feira. De acordo com as autoridades locais, os malfeitores teriam surpreendido os alunos em salas de aula.
O caso deu-se na cidade de Kuriga no Estado de Kaduna no norte da Nigéria. De acordo com testemunhas, citadas pela im prensa internacional, os extremistas cercaram a escola pública, numa altura em que estudantes se preparavam para mais um dia de aulas, por volta das 10 horas.
Este é o segundo sequestro em massa naquele país da África Ocidental em menos de uma semana.
As autoridades tinham previamente divulgado que 100 crianças tinham sido feitas reféns no ataque ao centro de ensino, no entanto, a actualizção aponta para 287 menores sequestrados.
Apesar de reconhecer as fragilidades de segurança em centros de ensino, o governador de Kaduna prometeu que as autoridades estão a trabalhar junto das agências de segurança para garantir que as crianças voltem em segurança.
Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo ataque desta quinta-feira, embora a culpa tenha recaído sobre grupos armados.
O ataque ocorreu dias depois de mais de 200 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, terem sido sequestradas por extremistas no nordeste da Nigéria.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, que já havia feito publicamente um repúdio sobre a situação de insegurança de crianças na Nigéria, disse esta quinta-feira que há cerca de um milhão de crianças sequestradas desde 2014.
Fonte: O País
0 Comentário(s) Comentar