FACE AO EL NIÑO: Camponeses devem apostar nas zonas baixas e margens

 

OS pequenos produtores da província de Maputo são recomendados a concentrar o cultivo nas margens dos rios e zonas baixas para fazer face à seca que se faz sentir no Sul e Centro do país, devido ao impacto do El Niño.

O posicionamento é do governador da província de Maputo, Manuel Tule, que falava há dias aos técnicos da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas.

O dirigente considera que, numa altura em que as culturas de sequeiro estão severamente afectadas pelo calor intenso, produzir nas margens dos rios pode ser alternativa para reduzir perdas e evitar bolsas de fome na região.

Tule encorajou, ainda, o sector a trabalhar em coordenação com a Indústria e Comércio para flexibilizar a instalação do mercado abastecedor, com objectivo de garantir que o produtor se preocupe exclusivamente em cultivar a terra.

Na campanha agrícola 2022/2023 a província registou um crescimento de dois por cento, apesar das inundações, que devastaram 105,6 mil hectares, o que, segundo o Eexecutivo, revela um bom desempenho, aliado à produção de carnes vermelhas e de frango, dos quais Maputo contribui em cerca de 50 por cento a nível nacional.

Sobre a seca no Sul do país, está em vigor, desde terça-feira, o alerta laranja, mecanismo institucional que permite a monitoria para evitar possíveis danos decorrentes das calamidades, uma decisão tomada pelo Governo durante a 5.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.

Leia mais…

Fonte: Jornal Notícias

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário