Famílias aproveitaram fim de semana para visitar o outro lado da COP28

A 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) está a decorrer no Dubai, Emirados Árabes Unidos, desde 30 de novembro e hoje foi a última oportunidade para muitas famílias visitarem a cimeira, que termina na terça-feira.

Sob o mandato da presidência da COP28, a chamada Zona Verde é a única aberta ao público e é também onde estão representadas várias empresas e organizações não-governamentais de diferentes países.

Ao início da tarde, as ruas largas daquela zona e os pavilhões enchiam-se de famílias e até algumas visitas escolares, num ambiente que contrastava com outros dias da semana, quando aqueles espaços estavam quase desertos.

A maior diferença, no entanto, é em relação à Zona Azul, sob o mandato das Nações Unidas e onde estão a decorrer os principais eventos da cimeira e as negociações formais.

Aí, onde é necessária acreditação para entrar, o ambiente foi sempre de trabalho, apesar dos protestos ocasionais, e a corrida contra o tempo ganhava forma no passo apressado dos participantes, para tentarem chegar a todo o lado.

Com mais de 300 pavilhões, além de eventos laterais e das negociações, o desafio para muitos era participar ou assistir ao máximo de coisas possível, mas, ao longo de mais de uma semana, a agência Lusa falou com várias pessoas que, no relato das suas experiências, apontavam muitas vezes um aspeto comum: "Ainda nos falta ver muita coisa".

E essa pressa foi sempre visível, ao contrário do cenário encontrado na Zona Verde, onde o passo apressado de quem é indiferente ao fim de semana é substituído pela descontração de um domingo à tarde, onde famílias e crianças tomam o lugar dos adultos de fato e gravata e onde a pura curiosidade substitui a responsabilidade, do outro lado da cimeira, de discutir e tomar as decisões importantes.

A COP28 começou em 30 de novembro e está a decorrer até dia 12 no Dubai. Depois de vários dias com um programa temático, segunda e terça-feira serão dias exclusivamente dedicados às negociações finais.

* A Lusa viajou para a COP28 a convite da Fundação Oceano Azul *

Leia Também: COP28. Uso eficiente da água e transição energética são prioridades

Consolidação de crédito: Enfrente a inflação ao consolidar as suas prestações numa só!

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Viajar no Natal? Ao abastecer na Galp poupa 30 cêntimos/litro em dezembro

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário