Fenómeno El Niño está a criar escassez de chuva na Zambézia

A secretária de Estado da Zambézia, Cristina Mafumo, desafiou, esta quarta-feira, a juventude a trabalhar para o bem do clima. Mafumo diz que a província está a ser prejudicada com os efeitos negativos das mudanças do clima, com o Fenómeno El Niño a criar escassez de chuva, o que pode afectar a produção de comida na província, com destaque para o distrito de Morrumbala. 

“Eu sempre tenho dito que a nossa província é o caminho dos ciclones, é preciso que a nossa juventude assuma que as mudanças climáticas são uma realidade na nossa província. Comecem a olhar para questões ambientais, do contrário estaremos numa situação complicada” disse a governante.

Cristina Mafumo explicou que “vamos ter escassez de chuva. Se forem ver, no distrito de Morrumbala, esses dias, toda a cultura que foi lançada praticamente é perdida devido aos efeitos negativos das mudanças climáticas causados pelo homem. Notem que nestes dias, o aquecimento é demais, o frio é demais, a chuva por vezes é de mais, por vezes não”.

Durante a sua intervenção na abertura da formação técnico-profissional no Instituto Alberto Cassimo, a secretária de Estado da Zambézia referiu que um dos males que preocupa o Governo, tem a ver com o corte desenfreado da floresta nativa e de mangal. 

“Destruímos os mangais e por aí em diante, aquele pequeno sinal negativo é suficiente e tem um impacto grande nas mudanças climáticas. O ciclone Freddy, que assolou a nossa província em Março do ano passado, é fruto disso. Temos marcas ainda bem visíveis dos estragos causados”, disse Cristina Mafumo. 

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário