Filipe Nyusi exige transparência na gestão municipal no país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que os municípios devem ser transparentes e evitar actos de corrupção. O Presidente da República falava esta quinta-feira, durante a inauguração de uma nova infra-estrutura de atendimento único aos munícipes da Cidade de Maputo.

Mais uma infra-estrutura foi inaugurada, esta quinta-feira, pelo Presidente da República. Desta vez, trata-se do Balcão do Munícipe na Cidade de Maputo.

A infra-estrutura está localizada nas proximidades da Praça da Independência, na Avenida Samora Machel. De acordo com a edilidade de Maputo, a nova infra-estrutura visa flexibilizar o atendimento aos munícipes, passando a ser atendidos num único ponto.

No seu discurso, Filipe Nyusi deixou uma recomendação para o Município de Maputo.

“Se usarem como foi concebido, não dá espaço para actos de corrupção, mas porque há pessoas pessimistas que acabam por manipular o sistema para introduzir dados que não são reais. Usem este empreendimento para trabalhar com transparência e evitar a corrupção”, apelou Filipe Nyusi.

O Presidente da República quer que os municípios busquem soluções para acabar com a venda informal.

“Conversei com algumas amigas minhas, do mercado Zimpeto, do Mercado de Peixe e cheguei à conclusão de que precisamos de investir mais na literacia e fazer com que os munícipes percebam isso”, disse.

Para o edil de Maputo, Eneas Comiche, o Balcão do Munícipe traz algumas soluções tecnológicas, e o sonho surgiu como uma antevisão da transformação de Maputo, a bela cidade das acácias e jacarandás, numa cidade inteligente, onde o munícipe é atendido por funcionários corteses, competentes e motivados, trabalhando com profissionalismo, rapidez e eficiência, providenciando informação relevante e serviços de qualidade, a partir de um ponto único de entrada de pedidos e entrega de respostas, independentemente da natureza do pedido.

“Na busca de recursos para a prossecução deste objectivo, no dia 30 de Maio de 2008, firmámos um acordo de parceria com o Banco de Moçambique para a construção de um balcão de atendimento público (balcão do munícipe)”, explicou Eneas Comiche, edil de Maputo.

O Balcão do Munícipe foi construído em parceria com a MCNET-SGS na implementação da plataforma tecnológica.

O sistema tecnológico chama-se e.acácia e é um Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGEM) que abarca todas as áreas de actuação do município, desde o atendimento público, passando pela tramitação de expediente, gestão dos processos de trabalho para a administração de recursos humanos, materiais e financeiros do município até à reestruturação e adequação do modelo organizacional da instituição às exigências de prestação virtual, e em tempo real, dos serviços.

Trata-se do primeiro balcão do munícipe no país, e a sua construção está avaliada em 490 milhões de Meticais.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário