FMB garante que há condições para acolher a primeira janela de qualificação para Afrobasket

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) garante que há condições para acolher a primeira janela de qualificação para o Afrobasket 2024. O evento vai decorrer de 17 a 25 do mês em curso, em Maputo, e vai contar com a participação de 10 países da Zona VI de África.

O pavilhão do Maxaquene é o palco escolhido para acolher a prova, que se espera que venha a ser um evento de sucesso. A FMB convocou, esta terça-feira, a imprensa, para dar a conhecer os passos que estão a ser dados tendo em vista a organização dessa janela de qualificação.

“É o primeiro evento internacional que nós organizamos desde que tomámos posse. Estamos preparados para fazer o melhor. Naturalmente, não vamos conseguir superar as expectativas dos outros eventos, mas vamos tentar fazer o nosso melhor para tentarmos trazer uma nova impressão e novas ideias daquilo que deve ser o basquetebol de agora em diante”, disse o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Paulo Mazivila.

O dirigente diz que a FMB tem estado a correr contra o tempo, motivada pelo facto de a FIBA-África ter informado tarde à instituição que dirige em relação à organização do evento. Ainda assim, garante Paulo Mazivila, a federação já tinha consciência de que, a qualquer momento, poderia ser notificada.

“Na verdade, os nossos preparativos começaram atempadamente. Nesse sentido, podemos garantir que, a partir do dia 17, o país vai testemunhar a festa do basquetebol ao nível da região austral de África”, garante o dirigente. A Federação Moçambicana de Basquetebol diz estar a trabalhar afincadamente de modo a criar as condições recomendadas pela FIBA-África.

A organização desta prova está avaliada em mais de 15 milhões de Meticais. A FMB ainda não dispõe de todo o valor, daí que ainda está a bater às portas aos potenciais patrocinadores.

“Estamos à espera do apoio das pequenas e médias empresas. Devo garantir que algumas já manifestaram interesse em nos ajudar com o pouco que tem. Já desenhámos o nosso guião de contrapartidas e já o partilhámos com essas empresas”, anota o dirigente.

 

SELECÇÃO NACIONAL INTENSIFICA PREPARAÇÃO

A selecção nacional sénior masculina está a intensificar a preparação tendo em vista a participação nesta janela de qualificação para o maior evento de basquetebol continental. O “cinco” nacional arrancou com os trabalhos há um mês.

“Os treinos, a cada dia que passa, têm-se intensificado. Todos os jogadores que estavam na Beira já estão em Maputo, e os que estavam em Quelimane também. Podemos garantir que a selecção está a fazer o seu trabalho sem nenhum constrangimento”, garante Paulo Mazivila.

Espera-se que, nos próximos dias, os jogadores que actuam em Portugal possam juntar-se à selecção, podendo integrar a última etapa de preparação antes do arranque da prova.

“Acredito que, num espaço de sete dias, os atletas poderão chegar ao país. Estamos a criar todas as condições para lhes trazer cá”.

 

MOÇAMBIQUE PODERÁ SER PALCO DA SEGUNDA JANELA

A Federação Moçambicana de Basquetebol equaciona a possibilidade de o país acolher a segunda janela de qualificação para o Afrobasket. Segundo Paulo Mazivila, assim que terminar a primeira janela, a FMB vai submeter a candidatura à FIBA para manifestar o interesse de sediar a segunda.

“Espero que tenhamos sorte de conseguir trazer de novo a janela para Moçambique. A nossa perspectiva é intensificar os eventos do basquetebol no país para que não haja sede dessa modalidade”, explica Mazivila.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário