FNDS Lança janela de financiamento para dinamizar a agricultura na Zambézia 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) lançou, esta sexta-feira, na Zambézia, no âmbito do programa Moz Rural, a janela de financiamento para pequenas e médias empresas que actuam no sector de agro-negócios, em actividades no ramo de produção e processamento de sementes e agro-processamento de caju. 

Para esta janela estão disponíveis 15 milhões de dólares, sendo que o valor de financiamento varia entre 6 e 63 milhões de meticais. 

De acordo com José Gonçalo, delegado do FNDS na Zambézia, “o objectivo do financiamento é aumentar a capacidade de produção agrícola das empresas e renda das famílias. As empresas seleccionadas terão de comparticipar com cerca de 30% do valor global do projecto”.

De forma escalonada, para agro-processamento, os investimentos variam de seis a 40 milhões de meticais, enquanto que para pequenas e médias empresas, o volume anual mínimo de negócios a ser financiado vai até 600 milhões de meticais. Já para produção e processamento de sementes, o limite mínimo é de 6 milhões e máximo 50 milhões de meticais. 

Para os mutuários interessados em cada uma das áreas concorrentes, devem apresentar a comparticipação em dinheiro depositado no banco,  numa conta dedicada ao projecto. 

O Projecto MozRural é uma iniciativa do Governo da República Moçambique, implementado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, nas províncias da Zambézia e Nampula e conta com financiamento do Banco Mundial.

Fonte:O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário